Aplicativo que “ENVELHECE” fotos cede dados de usuários para anunciantes

Nos últimos dias, um aplicativo que mostra como ficariam as pessoas mais velhas se tornou um viral na internet. No entanto, o aplicativo tem em seus termos de utilização, brechas para uso e compartilhamento de dados dos usuários para empresas.

Disponível no sistema Android e IOS, o FaceApp é um aplicativo utilizado para edição e aplicação de imagens – sendo possível fazer simulações das faces em idades mais avançadas. Desenvolvido por uma empresa russa, o aplicativo cita em seus termos de uso que faz a coleta e o compartilhamento de informações de seus usuários. O material compartilhado vai de fotos publicadas no App até históricos de navegação do usuário.

No site da empresa, as informações dizem que o aplicativo pode coletar dados do registro de navegação e, também, do dispositivo. Além disso, o FaceApp tem em seus termos, a autorização para localizar o endereço de IP – ou seja, ter acesso a localização geográfica em que a conexão está.

A empresa informa que não vai vender ou alugar as informações coletadas sem o consentimento do usuário. Porém, se utilizado, o cliente concorda com todos os termos do aplicativo.

 

Foto: Reprodução Instagram

Fonte: ClicRDC

Categoria:GERAL